AÇÃO DE SAÚDE

HFASP inicia novo grupo do Projeto Hiperdia

Projeto visa prevenir e controlar os agravos na saúde de portadores da Hipertensão e/ou do Diabetes
Publicada em: 06/05/2023 09:07
Imprimir
Fonte: HFASP, por Tenente Sunemi
Edição: Agência Força Aérea

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) iniciou, no dia 19/04, o novo grupo do Projeto Hiperdia, que visa à promoção e ao monitoramento de ações formuladas por equipe multiprofissional, prevenir e controlar os agravos na saúde de portadores da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e/ou do Diabetes Mellitus (DM), buscando melhorar a qualidade de vida e ampliar a longevidade desses pacientes.

A HAS e o DM são doenças crônicas e não têm cura, mas podem ser controlados com medicamentos e bons hábitos de vida, como exercícios físicos e alimentação saudável. Pesquisas comprovam que o acompanhamento sistemático dos pacientes portadores de Hipertensão e Diabetes, por meio de programas como o Hiperdia, representa uma importante ferramenta na adesão desses pacientes aos tratamentos, associados ou não à medicação, além de representar um papel fundamental na redução dos possíveis agravos na saúde dos pacientes.

Desta forma, o projeto Hiperdia do HFASP, sob coordenação do Serviço Social e com a participação do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), proporciona aos participantes do grupo a possibilidade de desenvolverem hábitos saudáveis a partir das orientações e atividades oferecidas. O projeto conta, ainda, com a participação de profissionais de diversas especialidades como: Assistência Social, Cardiologia, Educação Física, Endocrinologia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, que realizarão encontros quinzenais com o grupo de pacientes, seguindo uma programação preestabelecida. 

No primeiro encontro foi realizada a apresentação do projeto, verificação da circunferência abdominal e peso, aferição da pressão arterial, medição da glicemia em jejum e coleta de sangue para realização de hemograma completo pela equipe de enfermagem, composta pelas Sargentos Bárbara Adaime Roque Santa Rita e Elaine Cristina Ribeiro.

O Diretor do HFASP, Coronel Médico Rildo Rinaldo de Andrade, esteve presente na abertura das atividades e ressaltou a importância da ação. “Cuidar da saúde é algo muito importante. O mérito é todo da equipe, que faz tudo acontecer, e dos participantes, que valorizam o projeto”,  destacou.

“Minha esposa já participou do projeto em 2017. Eu estou participando pela primeira vez e sei que é muito importante a gente manter o corpo e a mente ativos”, finalizou o membro do grupo atual do projeto, Major José Aparecido Ribeiro.

Para mais informações, os interessados devem procurar a Seção de Assistência Social do HFASP, por meio do telefone (11) 2224-7025.  

Fotos: Sargento Chaves / HFASP